Conselho de Administração
O Conselho de Administração deve ser formado por no mínimo 5 e no máximo 11 (onze) membros, dos quais pelo menos 20% devem ser Conselheiros Independentes, em linha com a definição expressa pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral com mandato de dois ano, sendo permitida a reeleição. As reuniões do Conselho de Administração são realizadas mensalmente ou sempre que convocadas pelo Presidente, Vice-Presidente ou por três conselheiros, e as atas das reuniões são disponibilizadas ao público.
Cabe ao Conselho de Administração a definição das políticas e diretrizes gerais da Cyrela, a avaliação de planos e projetos propostos pela Diretoria Executiva e a aferição dos resultados alcançados. Dentre outras atribuições, o Conselho é competente para eleger e destituir os membros da Diretoria e fiscalizar a gestão dos mesmos.
Nome | Data de Eleição | Término do Mandato | |
---|---|---|---|
Elie Horn | Co-Presidente do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
Elie Horn é o sócio fundador e foi o presidente da Cyrela de 1978 até 2014. É o principal acionista da Companhia e possui grande experiência no ramo imobiliário. Desde 2014, é o presidente do Conselho de Administração da Cyrela Brazil Realty e é também presidente do Conselho de Administração da Cyrela Commercial Properties desde sua constituição em abril de 2007; membro do Conselho de Administração da Brasil Agro desde 2005; membro do Conselho de Administração desde sua constituição em 2004 e Diretoria da Brazil Realty Companhia Securitizadora desde 2008. Possui bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Sr. Elie Horn atualmente é membro do Conselho de Administração da Lavvi Empreendimentos Imobiliários S.A. |
|||
Rogério Frota Melzi | Co-Presidente do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
Rogério Frota Melzi é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Administração pela FGV/SP e MBA pela Stanford University. Ex-Diretor Presidente da Estácio Participações S.A. (2012 – 2016), também exerceu os cargos de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, no período de março de 2011 até março de 2012. Foi Diretor de Planejamento e Serviços de julho de 2008 até setembro de 2009, quando passou a ser Diretor de Operações. Antes de chegar a Estácio, foi Diretor de Planejamento Financeiro & Controle da Suzano Holding, Supplly Chain Planning & Performance de 2005 a 2008, Diretor na Inbev / Labatt, Gerente Corporativo de Orçamento & Desempenho na Ambev de 2001 a 2005, Associate na Booz-Allen & Hamilton no ano 2000. |
|||
Fernando Goldsztein | Membro do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
Fernando Goldsztein é membro do Conselho de Administração desde 2010. Atuou na Cyrela como Diretor Executivo das operações na Região Sul, Argentina e Uruguai. Em 2005, foi Diretor Comercial da Goldsztein Participações. Em 2006, foi Diretor Comercial e de Incorporações da Joint Venture Goldsztein Cyrela. Em 2008, assumiu a Presidência da Joint Venture Goldsztein Cyrela. Em 2009, com a incorporação da Goldsztein Participações pela Cyrela, tornou-se responsável pelas operações naquelas regiões. É formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Sul (PUC/RS) em 1992 e fez pós graduação pela Fundação Dom Cabral em 1999. É mestre em Administração pela MIT / Sloan School of Management, nos Estados Unidos da América. |
|||
George Zausner | Membro do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
George Zausner, é membro do Conselho de Administração da Cyrela desde 1997. É também Diretor Técnico da Cyrela Empreendimentos Imobiliários Ltda. desde 1982. Foi Gerente da FOA – Engenharia e Fundações Ltda., de 1970 a 1982. Possui bacharelado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade da Bahia. |
|||
Rafael Novellino | Membro do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
Rafael Novellino, é membro do Conselho de Administração da Cyrela desde 1997. É também Diretor Financeiro da Cyrela Empreendimentos Imobiliários Ltda. desde 1982. Foi Diretor Financeiro da Indústria Anhembi em 1981 e 1982, controller do Grupo Ferraz de Andrade, de 1972 a 1981, e Gerente da Supergasbras Distribuidora de Gás, de 1961 a 1972. Possui bacharelado em Contabilidade pela Escola Técnica do Comércio Trinta de Outubro e em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas São Luis. |
|||
João Cesar de Queiroz Tourinho | Membro Independente do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
João Cesar de Queiroz Tourinho, é Sócio-Diretor da Mauá Sekular Investimentos onde está desde 2009. Antes desse período, foi Vice Presidente Executivo do Banco Safra onde atuou por 12 anos como responsável pela Tesouraria e pelo Banco de Investimentos. Foi Membro do Comitê de Ética da BMF de dezembro 2006 a dezembro 2009. É formado em Engenharia Mecânica e Produção pela PUC – RJ e possui MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC. |
|||
Ricardo Cunha Sales | Membro Independente do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
Ricardo Sales é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e possui MBA pela Universidade de Stanford. Ricardo atuou por mais de sete anos com investimentos em private equity na General Atlantic, especializando-se nos setores de educação, tecnologia e serviços financeiros. Durante esse período participou do conselho de diversas companhias, entre elas: Linx (B3: LINX3), Arco Educação (NASDAQ:ARCE), QuintoAndar, Hotmart e D-Local. Entre 2010 e 2012, atuou como analista de fusões e aquisições no Goldman Sachs. Atualmente é Co-Fundador e Diretor de Estratégia e Novos Negócios do Isaac, uma startup de pagamentos e serviços financeiros para instituições de ensino. Também é Co-Fundador e Diretor Presidente da Associação Primeira Chance, uma organização sem fins lucrativos que promove ascensão social de jovens de baixa renda por meio da educação. |
|||
Marcela Dutra Drigo | Membro Independente do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
A Sra. Marcela Dutra Drigo é graduada em engenharia civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem mestrado em administração de negócios (MBA) pela americana Columbia Business School. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, liderando portfólios de investidores institucionais globais na América Latina. Há 5 anos, Marcela é membro do Conselho de Administração e dos comitês de ESG e Remuneração da Aliansce Sonae Shopping Centers. Adicionalmente, a Sra. Marcela é membro do Conselho de Administração do GRI Club, um hub global que reúne os principais players dos setores 28 imobiliário e de infraestrutura, com o objetivo de fomentar debates e conectar os líderes desses mercados, contribuindo para a construção de uma rede de relacionamentos e oportunidades reais de negócios. Marcela foi Diretora Executiva do Departamento de Investimentos Imobiliários para a América Latina da CPPIB -Canadian Pension Plan Investment Board, onde estabeleceu parcerias com operadores locais e internacionais stores de logística, escritório, varejo e residencial. Antes de ingressar na CPPIB, Marcela trabalhou na Clarion Partners, como Head de Investimentos Imobiliários para o Brasil. Em Nova Iorque, Marcela trabalhou na AIG Global Real Estate e na Capital Trust, como Vice-Presidente. A Sra. Marcela não ocupa qualquer outro cargo de administração em outras sociedades ou em organizações do terceiro setor além dos acima indicados. Nenhuma das instituições acima referidas integram o grupo econômico da Cyrela ou são controladas por acionista da Cyrela que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Cyrela. A Sra. Marcela Dutra Drigo declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. |
|||
Afonso Sant’Anna Bevilaqua | Membro Independente do Conselho de Administração | 22/10/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2025 |
Economista com mais de 30 anos de experiência, o Sr. Afonso atua como professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 1995. Exerceu o cargo de Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) de dezembro de 2019 a agosto de 2024. Foi sócio, gestor e membro do Conselho Consultivo do Opportunity Asset Management entre 2007 e 2012. Entre 2013 e 2014, foi membro do Conselho Consultivo do Banco Modal e sócio, gestor e membro do Comitê Executivo da Kron Gestão de Investimentos. Além disso, presidiu até 2019 o Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). |
Diretoria Executiva
De acordo com seu Estatuto Social, a Diretoria Executiva da Cyrela é composta por no mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) diretores, eleitos pelo Conselho de Administração, para um mandato de três anos, sendo destituíveis a qualquer momento.
Os diretores eleitos são representantes legais da Companhia, responsáveis pela execução da estratégia de negócios definida pelo Conselho de Administração, pela elaboração de planos e projetos e pelo desempenho operacional e financeiro.
Nome | Data de Eleição | Término do Mandato | |
---|---|---|---|
Efraim Horn | Diretor Co-Presidente | 04/05/2023 | AGO que aprovar as contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2025 |
Efraim Horn, é formado em Administração e Filosofia pela Talmudic University of Florida (TUF), com MBA pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Desde 2004 na Cyrela Brazil Realty, atuou nas áreas de Terrenos, Financeiro e esteve a frente das atividades de expansão da companhia para o Norte e o Nordeste. Atualmente, o executivo é Co-Presidente da Cyrela responsável pelas Unidades de Negócio de São Paulo, Norte e Nordeste bem como Desenvolvimento Urbano e Terrenos. rbano e Terrenos. Efraim é membro do Conselho de Administração da Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A |
|||
Raphael Horn | Diretor Co-Presidente | 04/05/2023 | AGO que aprovar as contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2025 |
Raphael Horn, é formado em administração pela Universidade ESPM. Atuou no segmento financeiro e, desde 2005, está na Cyrela tendo atuado em Desenvolvimento Imobiliário e, no últimos anos, dirigia as áreas Corporativas da empresa. Atualmente, o executivo é co presidente da Cyrela tendo sob suas gestão as Diretorias Financeira, Jurídica, Pessoas e sendo também responsável pelo direcionamento nas Unidades de Negócio do Sul e Rio de Janeiro. Raphael é atualmente é membro do Conselho de Administração da Cury Construtora e Incorporadora S.A. |
|||
Celso Antonio Alves | Diretoria Executiva | 04/05/2023 | AGO que aprovar as contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2025 |
Celso Antonio Alves é formado em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos e possui pós graduação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em Gestão da Administração. Possui também MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral, com módulo internacional pela Kellogg School of Management. Celso iniciou sua trajetória na Cyrela como Gerente de Recursos Humanos há 18 anos e desde 2017 atua como Diretor de Recursos Humanos Corporativo, sendo também Diretor Administrativo Financeiro das regionais Norte e Nordeste desde 2013. Ele possui mais de 30 anos de experiência no mercado e já passou por grandes empresas como Cia Antarctica Paulista (Ambev) e Whirlpool Latin América. |
|||
Felipe Russo de Almeida Cunha | Diretoria Executiva | 04/05/2023 | AGO que aprovar as contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2025 |
Felipe Cunha é formado em Engenharia Civil pela UFRJ e possui pós graduação pela COPPE UFRJ em Engenharia Econômica e Administração Industrial. Felipe está na Cyrela desde 2006 e exerce o cargo de Diretor de Incorporação. Anteriormente esteve na Gafisa por 7 anos. Ele atualmente é responsável pelas áreas de Negócios, Produto, Marketing, PDV e Inteligência de Mercado de duas marcas do Grupo Cyrela: Living e Vivaz. |
|||
Miguel Maia Mickelberg | Diretor Financeiro e de Relações com Investidores | 04/05/2023 | AGO que aprovar as contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2025 |
Miguel Maia Mickelberg é formado em Ciências Econômicas pela UFRGS e possui MBA pelo MIT Sloan School of Management, tendo obtido o Certificate in Finance pela mesma escola. Miguel está na Cyrela desde 2007 e exerce o cargo de Diretor Financeiro (CFO) e Diretor de Relações com Investidores. Ele atualmente é responsável pelas áreas de controladoria, planejamento financeiro, contabilidade, tributos, relações com investidores, captação de dívida corporativa, captação de dívida atrelada a projetos e tecnologia da informação. Antes de exercer o cargo de CFO, Miguel foi Controller da Cyrela. Miguel atualmente é membro do Conselho de Administração da Cury Construtora e Incorporadora S.A., Lavvi Empreendimentos Imobiliários S.A. e da Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário S.A |
|||
Rafaella Nogueira de Carvalho Corti | Diretoria Executiva | 04/05/2023 | AGO que aprovar as contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2025 |
Rafaella Nogueira de Carvalho Corti é formada em Direito pela UFRJ e em Relações Internacionais pela UniverCidade, com pós-graduação em Direito Empresarial pela FGV e Direito Registral e Notarial pelo IBMEC. Possui também MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral, com módulo internacional na Northwestern University – Kellogg School of Management. Há 11 anos integra o Departamento Jurídico da Cyrela, tendo atuado como Gerente e Gerente Geral do Jurídico na operação do Estado do Rio de Janeiro, acumulando essa função com a de gestora da área de Relacionamento com Clientes. Em 2017 tornou-se Diretora Jurídica da Companhia. Atua também nas Comissões de Direito Imobiliário e de Relações Internacionais da OAB RJ, no Comite Jurídico da ABRAINC e na Comissão de Inovação e Tecnologia do IBRADIM. Por fim, atua como Coeditora da Revista da Carreira, uma revista digital com foco em temas de Gestão e Carreira.
|
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da Companhia, quando instalado, será composto por 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato unificado de um ano, podendo ser reeleitos.
Quando instalado, o Conselho Fiscal tem os poderes e atribuições conferidos por lei, competindolhe, dentre outras competências estabelecidas pela lei, (i) fiscalizar os atos da administração da Companhia, verificando o cumprimento de seus deveres legais e estatutários; (ii) opinar sobre o Relatório da Administração; (iii) opinar sobre as propostas dos órgãos da administração a serem submetidas à Assembleia Geral nos casos em que a manifestação é requerida por lei; (iv) analisar as informações financeiras trimestrais; e (v) examinar as demonstrações contábeis do exercício social, sobre elas emitindo opinião.
Nome | Data de Eleição | Término do Mandato | |
---|---|---|---|
Luiz Augusto Marques Paes | Membro do Conselho Fiscal | 24/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2024 |
O Sr. Luiz Augusto Marques Paes é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, (USP). Atua por trinta anos na prestação de consultoria societária, fiscal e financeira de empresa de médio e grande porte, notadamente em Companhias abertas, é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda, desde 1991. É membro do Conselho Fiscal da Suzano Papel e Celulose S.A., da JSL S.A. e da Movida Participações S.A. |
|||
Marcos Sampaio de Almeida Prado | Membro Suplente do Conselho Fiscal | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2024 |
O Sr. Marcos Sampaio de Almeida Prado é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 46 anos na prestação de consultoria societária, fiscal e financeira de empresas de médio e grande porte, notadamente em companhias abertas. Nos primeiros vinte anos, atuou pela Arthur Andersen, sendo dez anos como sócio-diretor e os últimos vinte e seis anos pela Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial. Desde abril de 2013, é membro do Conselho de Administração Suzano Holding S.A. e da IPLF Holding S.A., companhia controlada pelos acionistas controladores da Suzano e cuja principal atividade é a participação em outras sociedades. Também é membro do Conselho Fiscal da JSL S.A. |
|||
Luciano Douglas Colauto | Membro do Conselho Fiscal | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2024 |
O Sr. Luciano Douglas Colauto é graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e em Direito pela Faculdade de Direitoatuou como consultor na Arthur Andersen (empresa de auditoria) de setembro de 1988 a dezembro de 1991, e atualmente é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria), empresa na qual ingressou em dezembro de 1991. Atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal da Nordeste Química S.A. NORQUISA (holding de empresas do setor petroquímico) entre abril de 2003 e agosto de 2004 e é membro efetivo do Conselho Fiscal da Tecnisa S.A. desde abril de 2008 e a JSL S.A. desde abril de 2012. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). |
|||
Daniel Bruno de Moura | Membro Suplente do Conselho Fiscal | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2024 |
Ensino superior completo na universidade São Judas Tadeu formado em 2005, 25 anos atuando na área contábil. |
|||
Luciano Almeida Prado Neto | Membro do Conselho Fiscal | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2024 |
O Sr. Luciano de Almeida Prado Neto, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduado em direito tributário e em direito comercial também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atua há 20 anos como advogado nas áreas tributária e societária. Inicialmente prestando consultoria tributária internacional na KPMG, trabalhou por 11 anos no PinheiroNeto Advogados, na área tributária, com ênfase em planejamento tributário, estruturação de operações de fusões e aquisições e processos administrativos. Desde 2013 atua em escritório próprio com ênfase nas áreas fiscal e societária, e desde 2017 coordena também o departamento jurídico da Globalweb Outsourcing. |
|||
Patrícia Campos Soares | Membro Suplente do Conselho Fiscal | 25/04/2024 | AGO que aprovar as contas do exercício de 2024 |
Patrícia Campos Soares é advogada graduada pela PUC-SP. Possui MBA em Gestão Tributária pela FIPECAFI e atuou em diversas áreas do direito, entre elas, direito societário e bancário. Atualmente, é advogada tributarista com foco em consultoria tributária, embora também possua conhecimento em contencioso tributário, administrativo e judicial. |